Banzai Coworking

5 livros para gerenciar as emoções na crise, não ficar paralisado e superar o medo

Pessoa com medo

A incerteza com o futuro do trabalho e dos negócios tem ocupado lugar de destaque entre as preocupações causadas pelo isolamento social.

Seguido pelo medo de um vírus desconhecido, pelo cuidado com a própria saúde e também das pessoas próximas, formou-se uma carga emocional sem precedentes para milhares de indivíduos.

Em meio a tudo isso, nos perguntamos: como superar o medo?

Após a live que rolou no insta do Banzai, o Consultor Sistêmico Jair Salvadori, trouxe sugestões de livros que podem auxiliar neste momento, ajudando a trabalhar o autocontrole, trazendo mais sabedoria emocional e, sobretudo, promovendo autonomia para alcançar mais tranquilidade para lidar com tudo isso.

Então vamos lá!

5 livros para superar o medo

1) Gestão da emoção (Augusto Cury)

O psiquiatra, psicoterapeuta e pesquisador Augusto Cury aborda as limitações do cérebro e como estamos constantemente esgotando nossas energias sofrendo pelo futuro, tentando mudar aqueles e tudo ao nosso redor, nos cobrando excessivamente e comprometendo nossa qualidade de vida.

Neste livro,  o Augusto Cury ensina a trabalhar melhor a emoção e ampliar as habilidades de inteligência.

Você pode, inclusive, adiantar um pouco da leitura vendo essa palestra do autor:

2) O poder do agora (Eckhart Tolle)

Eckhart Tolle criou um guia completo que ensina a tomar consciência dos pensamentos e emoções que impedem de vivenciar plenamente a tranquilidade que já está em nós.

Enquanto nos preocupamos exacerbadamente com o futuro e as incertezas que virão com a crise – que ainda não podemos controlar ou mudar – o autor traz neste livro uma mensagem simples, mas que dezenas de pessoas tem dificuldade de praticar: viver no agora é o melhor caminho.

3) Atenção plena – Mindfulness (Danny Penman e Mark Williams)

Entre as opções, este é provavelmente aquele que te ajudará a colocar efetivamente em prática os aprendizados.

O livro é acompanhado por um cd de meditações, e apresenta uma série de práticas simples para expandir a consciência e combater a ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão

Com técnicas cientificamente fundamentadas, o livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão te ajudar a se libertar das pressões cotidianas, a se tornar mais compreensivo consigo mesmo e a lidar com as dificuldades de forma mais tranquila e ponderada.

4) O poder do silêncio (Eckhart Tolle)

Em meio ao overload de informações sobre o avanço do covid-19, as preocupações econômicas e aquelas imagens de qualidade e informações igualmente duvidosas que circulam nos grupos de Whatsapp, este livro de Eckhart Tolle (o mesmo de O poder do agora) traz exatamente o contrário: a importância de silenciar os pensamentos.

Isso mesmo, praticar o ato de dar uma pausa em tudo isso – pelo menos em algum momento do dia.

O autor explica como o silêncio e a calma não são apenas a ausência de barulho e de conteúdo, mas são a dimensão mais profunda da inteligência, da consciência e do ser, capazes de libertar os pensamentos dos medos, tensões do passado, desejos e expectativas em relação ao futuro.

Clique aqui para comprar o livro O poder do silêncio

5) Noites escuras da alma (Thomas Moore)

É possível encontrar consolo em meio a ansiedade, raiva, insanidades, doenças e envelhecimento.

É o que ensina Thomas Moore neste livro que mostra como encarar períodos de fragilidade como oportunidade de examinar as necessidades mais profundas da alma

Enquanto a sociedade encara estes momentos de maneira clínica, como obstáculos que podem ser vencidos o mais rápido possível, o autor traz a visão diferente, e propõe um processo que pode trazer uma nova compreensão do sentido da vida, e no fim proporcionar a cura.

Clique aqui para comprar o livro Noites escuras da alma

Sobre o Jair Salvadori

Jair Salvadori é administrador por formação, tem formação em Reiki, PSYCH-K, TOQ, reprogramação biológica e Constelações Sistêmicas. Também é coach em PNL e fundador do Espaço Quasar, um centro de formação de profissionais e atendimento terapêutico.

** Este blog é colaborativo. Todas as opiniões aqui expressas são pessoais e não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo blog. O Banzai Coworking não se responsabiliza pela precisão ou confiabilidade de quaisquer informações compartilhadas pelos autores das publicações, mas fica a disposição para corrigir ou retirar conteúdos que forem considerados impróprios. Para comunicar algo, basta entrar em contato através do email [email protected].

mm

Aitana Zucco

Administradora, expert em Finanças, Controladoria, RH e Gestão Estratégica. Uma sequência de fatores fizeram ela entrar no mundo do empreendedorismo e encarar o desafio de liderar um time com a mesma missão na vida e nos negócios. Co-fundadora e gestora do Banzai Coworking.

Deixe o seu comentário

Acompanhe o Banzai

Você já deve ter percebido que nós gostamos de compartilhar né?
Então segue a gente nas nossas redes sociais e participe da nossa comunidade!